As compras realizadas via internet pelo celular ou, toda transação comercial que ocorre por meio desse, é chamada de m-commerce ou móbile commerce. Com a internet e a constante evolução das funções dos aparelhos móveis, esse tipo de comércio tem se tornado cada vez mais atual e presente na vida das pessoas.
Os novos celulares são extremamente completos e, ultimamente, boa parte das compras têm sido feitas por dispositivos móveis, como os smartphones e tablets. Isso é um indício de que as compras serão cada vez mais feitas por esses meios.
As transações comerciais realizadas por esses aparelhos cresceram cerca de seis vezes em um único ano. O Paypal, um dos principais meios de pagamentos de compras online, registrou cerca de US$141 milhões em 2009, quando em 2008 havia registrado apenas US$25 milhões.
Em 2014, cerca de 9,7% das compras feitas pela internet foram feitas em aparelhos móveis, sendo que 65% dessas compras foram feitas em smartphones e os outros 35% por meio de tablets.
Haverá uma tendência de grande crescimento para esse comércio, visto que cada vez mais serão desenvolvidos aplicativos de compras e sites das empresas vendedoras de bens de consumo.
Entre as vantagens das compras feitas por esses meios, é a versatilidade. Pois o cliente será capaz de realizar compras e avaliar produtos em qualquer local, de maneira fácil e rápida, sem precisar estar à frente de um computador convencional ou dentro de uma loja.
Há também a fidelidade entre o cliente e a empresa ou loja em questão. Uma vez que a compra é realizada em plataforma online, principalmente por meio de aplicativos de determinado estabelecimento, a fidelidade é trabalhada e a marca em questão é consolidada. Isso irá acarretar mais lucros para o vendedor assim como a confiança para o consumidor de que seu produto chegará de forma correta e em boas condições.