De acordo com a Business of Apps, existem mais de 2,2 milhões de aplicativos disponibilizados na App Store e mais de 3 milhões na Google Play Store, por isso, para dominar este mercado é fundamental saber criar uma estratégia de marketing eficiente, que desperte interesse do público e gere resultado. Neste post, você vai descobrir as melhores dicas!
Saiba quem é o seu público alvo
Quem é o seu público? Quais são as suas preferências? É imprescindível que seja feito um levantamento com informações relevantes, sobre os usuários. Neste sentido, o foco é a criação de uma persona, ou seja, uma representação fictícia do seu público alvo.
Assim, você vai conseguir identificar as melhores maneiras para se comunicar com os usuários do seu aplicativo. Logo, colete informações como sexo, idade, cargo, rede social usada, como o seu app pode auxiliar na resolução de um problema, entre outros.
Desta forma, invista em conhecer e dominar o seu público alvo. Assim, poderá conhecer as suas preferências e saber o realmente espera do seu aplicativo.
Tenha uma presença on-line
É fundamental que o seu aplicativo tenha presença on-line. Desta forma, invista em marketing de conteúdo e produza assuntos que vão atrair a atenção do seu público alvo, e estimular o download do seu app.
Neste contexto, escreva como o seu aplicativo poderá ser útil, como facilitará a vida, como tornará a pessoa mais produtiva, entre outros. Descubra as principais redes sociais que a sua persona usa, e faça conteúdos estratégicos.
Para aumentar a visibilidade, por exemplo, crie uma campanha promocional para lançamento, e lembre-se de que todas as ações devem ser mensuradas e analisadas. Assim, você poderá investir nas campanhas que apresentarem mais retorno e também elabore indicadores e estabeleça metas.
Domine a ferramenta ASO
Já conhece a ASO? Consiste na App Store Optimization, ou seja, uma técnica que auxilia a melhorar a visibilidade de um app nas lojas de aplicativos. Nos dispositivos móveis, por exemplo, as pessoas buscam por aplicativos que podem ajudá-las de acordo com a função que precisam.
Assim, a ASO vai ajudar que o seu app seja encontrado com mais facilidade e rapidez pelos usuários. Uma das formas é o uso de palavras chaves, por isso, a palavra chave principal do seu app deve estar no título do aplicativo.
Acompanhe a concorrência
Antes de criar o seu app, estude e conheça quem são os seus concorrentes. Leia, analise de forma crítica as avaliações dos usuários e tente entender as estratégias usadas. Isso poderá ajudar você a desenvolver ideias diferentes e criar coisas novas para atrair e reter o seu público alvo.
Acompanhe os resultados
Não adianta apenas investir em conteúdo e técnicas, mas é fundamental acompanhar os resultados. Portanto, use ferramentas para medir o desempenho do seu aplicativo e se não estiverem de acordo com o esperado, é necessário fazer mudanças para conquistar resultados diferentes.
Entre algumas métricas destacam-se: engajamento, retenção, receita por usuário, custos, entre outros. Um bom aplicativo é aquele que vai ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas, por isso, crie apps que possa oferecer praticidade e que gerem uma experiência positiva para o seu público alvo.