O Marketing Digital é um termo que se refere à aplicação do Marketing no meio digital, se utilizando principalmente da internet para a melhor comercialização e divulgação de produtos. O sucesso desta adaptação se deu principalmente na sua rapidez e simplicidade, permitindo o contato das empresas com seus clientes por meio de fan-pages ou web-sites. São utilizados canais de distribuição eletrónicos para o contato com o público de maneira eficaz e diferenciada. O crescimento do Marketing Digital é diretamente relacionado ao também crescente número de pessoas utilizando a internet nos últimos tempos, com seu alcance global e fácil interatividade, permite que empresas aumentem significativamente seus lucros ao investirem nela.
Existem diferentes ferramentas do marketing digital, utilizadas por profissionais da área, como o Search Engine Marketing, ou SEM, que promove os resultados em diversos sites de busca, sendo de muita importância por isso, já que os sites de busca são os populares e qualificados. O Search Engine Optimization ou SEO, consiste em melhorar a posição nos sites de busca, fazendo com que o site carrege mais rápido e tenha bons conteúdos. Na PPC ou Pay per Click, o anunciante, para conseguir melhor posição nos sites de busca, precisa pagar, são os chamados anúncios patrocinados.
Os banners e outros anúncios gráficos de sites e portais, são o formato mais tradicional, a chamada Mídia Display. Com o tempo ela foi evoluindo e surgiram as Ad Networks, redes centralizadas de distribuição que se dividem em vários tipos atualmente. O e-mail, ainda muito popular e um meio mais direto de comunicação com a mídia, podendo o assinante dar permissão de envio do conteúdo direto para sua caixa de entrada. As redes sociais também são de extrema importâcia para o marketing digital, tendo a vantagem de conhecer e conquistar o cliente, fazer e responder perguntas, vender e muito mais. Redes como o Facebook, são bastante populares com este objetivo. A globalização e acesso à internet evoluem a cada dia, e com isso também evoluem maneiras cada vez mais interativas e eficientes de marketing pela rede.]