A criação de uma logomarca de sucesso depende diretamente das cores escolhidas para, junto com o design, representar a empresa dali em diante. Uma escolha equivocada pode, inclusive, colocar a perder todo o processo de criação da marca simplesmente por não atingir o objetivo esperado.
Saiba agora por que a cor é um item fundamental no seu logotipo e como acertar na hora de fazer essa escolha.
Cores despertam emoções
A primeira coisa que enxergamos em uma logomarca é a cor. É o que logo chama atenção antes mesmo do nome ou do design. Nosso cérebro é atraído por estímulos sensoriais. Esses estímulos provocam sensações que, por sua vez, estimulam ações.
A cor tem tudo a ver com a psicologia das emoções. Somos impulsionados por elas, muitas vezes sem saber. Basta pensar que algumas logomarcas nos causam instantaneamente vontade de comer, beber, assistir algo, nos acalma ou nos deixa mais alegres etc.
Esse deve ser o primeiro pensamento na hora de escolher uma cor para a sua logomarca. É pensar em quais emoções você quer despertar no seu público, o que você deseja que ele faça, o que a sua empresa espera daqueles que verão a sua marcar?
Mas, como fazer isso? Conhecendo um pouco mais sobre a psicologia das cores. Entendendo como a variedade de tons existentes mexe com o ser humano.
Cada cor, um sentimento
A sua logomarca deve ser clara, direta, objetiva. A essência da sua empresa deve ser expressa através desse produto gráfico. E a cor tem um peso valioso.
Vermelho
O vermelho é uma das cores mais utilizadas. É quente, estimulante, impulsiona ações. É a cor das fortes emoções. Empresas do ramo alimentício, que envolvam velocidade e tomada de decisões são as mais adeptas do vermelho.
Preto
O preto é mais utilizado por empresas clássicas, modernas, que prezam a elegância, a personalidade.
Azul
O azul desperta confiança e segurança. Se a sua empresa quer passar principalmente credibilidade para o cliente, o azul é uma ótima cor. É muito utilizada por financeiras.
Rosa
A cor rosa e suas variações ainda é uma tonalidade muito feminina. Mulheres empreendedoras, por exemplo, costumam adotar essa cor nas suas logomarcas.
Laranja
O laranja é vivo, desperta criatividade, é alegre, é calor. Também é estimulante, assim como o vermelho, porém de forma menos agressiva.
Verde
A cor verde é diretamente associada a empresas ecológicas. Passa uma ideia de natureza, frescor e responsabilidade social.
A maioria das empresas utiliza essas e as outras cores como um padrão a ser seguido, o que pode ser muito interessante na criação da sua logomarca. Ou, você pode também pensar em fazer algo diferente, desde que haja um propósito e um sentido.
Analise a sua empresa e a imagem que ela deve passar
Faça você mesmo uma avaliação da sua empresa. Liste as características que ela possui, as emoções que desperta em você, o que você deseja que o cliente sinta ao se deparar com a sua marca.
Será que a sua empresa tem uma pegada mais tradicional, jovem, alegre, intimista, energética. Imagine que cor representaria bem o seu negócio. Analise também outras marcas já consolidadas no mercado e descubra os motivos pelos quais aquelas cores foram escolhidas.
Com essas informações bem consolidadas na sua cabeça, comece a fazer testes até encontrar aquela logomarca precisa, que defina tudo o que a sua empresa é. E, claro não se esqueça de fazer a combinação correta com o design.
Lembre-se que a legibilidade é fundamental para o reconhecimento da marca. Não espere que o cliente vá decifrar a sua marca. Ele deve vê-la e saber a quem pertence, não importa se está em um grande outdoor ou em um pequeno cartão de visitas.
Na hora de usar a cor na criação da logomarca do seu negócio, não pense de forma aleatória e imprecisa, mas com foco na imagem da sua empresa junto aos seus clientes.