Antes de comentarmos sobre a sua importância, é bom delimitarmos o que é a “identidade visual”. Trata-se do conjunto de elementos visuais que, de forma sistêmica, representam nomes, ideias, logomarcas, produtos, a empresa ou um serviço. Uma empresa que dá valor à sua identidade visual passa uma imagem de eficácia e organização, além de ser motivo de destaque frente a tanta competição, agregando um “ar de profissional” para o seu negócio.
Vamos a um exemplo tradicional: você vai ao mercadinho do lado da sua casa, e se depara com uma embalagem de pururuca (petisco). Você sabe o conteúdo do produto porque a embalagem é transparente, mas a arte visual é do tipo “mais que horripilante”. O nome do produto não é legível ou com fontes que não permitem boa leitura; não há logomarca da empresa (ou se há, é mal feita); a empresa não possui web site (sequer institucional); as cores usadas não são adequadas; o material da embalagem não é apropriado; entre outras características. Qual é a imagem que essa empresa está passando ao consumidor? Uma imagem de quem quer vender o produto mas não está preocupada em surpreender o cliente final com um visual bonito e atraente. Mal sabem essas empresas a fatia de mercado que estão perdendo. As vendas poderiam ser muito maiores caso a empresa pudesse investir um pouco mais em sua identidade visual.
Só com esse exemplo já é possível perceber como é importante investir em sua identidade visual. Já imaginou uma pessoa sem rosto ou sem assinatura? Seu rosto marca a sua presença, certo? A identidade visual da sua empresa faz o cliente se aproximar de forma mais intensa. É essa a ideia por trás de tudo. Faça o seu cliente se aproximar da sua marca através do visual de seus produtos e/ou serviços.
Nosso cérebro armazena milhares de informações todos os dias, e por mais que você não perceba, certas coisas ficam gravadas em sua mente de forma subliminar. Se você tem uma identidade visual marcante, o cliente é capaz de se lembrar da sua empresa de forma mais fácil, através de um simples símbolo ou por um conjunto de cores diferenciado.
Vale a dica: não importa o tamanho da sua empresa. Ter uma identidade visual impactante é fundamental para estabelecer um elo de ligação entre o seu cliente e o seu negócio. Invista. Você verá que cada real dedicado a isso será valioso para o futuro do seu empreendimento. Conte com a EIGHTY para lhe assessorar na identidade visual da sua organização.
Alguns itens que compõem a identidade visual de uma empresa: logomarca, papel timbrado, cartão de visita, envelopes, wallpapers, embalagens de produtos, brindes, banners, folders, web site, redes sociais.
Veja a evolução da identidade visual da TV Globo ao longo do tempo: