Empresas de grande porte normalmente possuem uma verba mensal/anual destinada a Marketing. Mas e as pequenas e médias empresas? Como elas fazem para conseguirem se manter competitivas, mesmo com menos recursos para investir na divulgação da empresa?
O ponto-chave está em saber exatamente qual é a hora certa para aumentar os investimentos em Marketing. Mas como você pode saber a hora certa? Isso é complexo, porém, há sinais de quando isso está para ocorrer.
Se você já está investindo em Marketing, e observa que sobram produtos em estoque, é possível que o valor investido não esteja adequado e que a verba alocada esteja mal estimada. O mesmo ocorre para serviços. Se você tem parte de sua equipe se tornando ociosa, é necessário captar mais clientes para que seus colaboradores também estejam abastecidos de tarefas. Este seria, portanto, o momento de aumentar a verba de divulgação e em alguns casos, de re-estrategizar o processo de vendas. Há casos em que o Marketing é bem feito, porém, o fechamento das vendas é que é mal operacionalizado. Preste bem atenção nisso!
Não existe uma fórmula mágica para definir quantos % do seu faturamento mensal será destinado ao Marketing. O fato é que se a sua empresa quer crescer, é necessário investir. Ninguém cresce no piloto automático. E quanto mais competitivo é o seu nicho de mercado, mais investimentos em Marketing são necessários. Nesse exato momento, os seus concorrentes estão pensando em lhe desbancar. Não tenha medo de investir, mas invista de forma correta! Com pouco pode se chegar ao longe!
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