No mercado evolutivo e competitivo cada vez mais acirrado precisamos nos remeter a frente para as novas tendências da criação e gestão de marcas.
Atualmente a questão do visual se faz necessária para que se projete os interesses da realidade e de quem o deseja. Para que não se caia na mesmice é preciso inovar as tendências para que elas venham com atrativos que não caiam rapidamente no esquecimento. Baseadas cada vez mais por suas características, design e funcionalidade na maioria das vezes o produto não pode ser simplesmente copiado. Sua marca deve ser única e precisa ter um significado relevante que o torne diferente, exclusivo. Seja onde e em qual setor se estiver criando esse trabalho precisa ser feito principalmente por uma pessoa especializada. Seja na área publicitária, designer gráficos, digital, profissionais de relação pública e principalmente o marketing, administração precisam ter uma visão diferenciada de forma que a marca tenha uma nova visão.
A gestão de uma marca está relacionada principalmente a sua criação e o cumprimento de suas promessas seja por uma beleza estética ou funcionalidade. Sabemos que não é fácil criar uma marca de sucesso e colocá-la em ascensão, pois vemos muitas nascendo e morrendo rapidamente.
“Segundo Wally Olins – Guru de Branding e autor do livro “A Marca”, a gestão de marca pode ter onze diretrizes e na quarta diretriz intitulada Qualidade do Produto ele explica que: “ quando se lança ou relança uma Marca, é necessário ser muito claro acerca da qualidade do produto. Se o produto é o melhor que existe em termos de preço, qualidade e serviço isso constitui um reforço para entrar na corrida. Se o produto é o melhor entre os que existem, convém não dormir na forma, porque certamente os concorrentes se aproximarão.” E finaliza: “ Se o produto não for tão bom quanto os melhores então é certo que não terá sucesso”.
Sendo assim com todo esse desenvolvimento de tendências no mercado competitivo permeado pelas redes sociais é necessário que se tenha um pensamento avançado para que mudanças sejam provocadas nas tendências da gestão de marcas.