O século XXI veio, dentre outras coisas, a consolidar um fenômeno de proporções gigantescas que assolou o mundo inteiro: a Internet. Desde o acesso a petabytes de conteúdo para pesquisas escolares a sites que lhe permitem encontrar o amor de sua vida a rede proporcionou às pessoas e organizações novas oportunidades impactantes nos aspectos pessoal e profissional.
E uma das coqueluches mais recentes possibilitadas pela rede mundial é o uso de aplicativos que possibilitem a seus respectivos usuários fazerem transmissões ao vivo usando apenas o aparelho celular. São as famosas plataformas on-line de transmissão ao vivo de vídeo, ou Live Streaming em inglês, e também simplesmente live, popularizado pelos internautas brasileiros.
Em nosso artigo falaremos sobre a importância dos aplicativos de transmissão, os cuidados para uma boa produção e os principais nomes do mercado.
Cuidados ao preparar uma transmissão de primeira
Não somente de conteúdo, que é fundamental, deve viver uma transmissão ao vivo. É importante contar com bons equipamentos que assegurem a qualidade do evento. Preferencialmente conte com uma equipe que possa lhe auxiliar nesse processo. A Eighty é a maior especialista em Live Streaming no sul do Brasil. Para fazer um orçamento, entre em contato.
Além do aparelho celular conectado a uma rede Wi-Fi ou 4G é importante que a captação da imagem seja feita por um equipamento de alta definição (HD ou Full HD) conectado a um computador dotado de uma placa de captura, permitindo assim que, tanto as imagens quanto os áudios saiam do aparelho de captação diretamente para o computador.
Caso o orçamento permita invista em duas câmeras, pois ambas permitem uma dinâmica maior na apresentação. Nesse caso uma mesa de corte também se faz necessária, pois permite alternâncias das imagens entre as câmeras e a inserção de efeitos visuais.
O som também é vital, por isso, invista em uma mesa de som para equalizar o áudio e evitar que ruídos atrapalhe sua transmissão.
A quantidade de banda necessária para a transmissão ao vivo de um evento é consideravelmente maior do que aquela que usamos em nosso dia a dia. Por isso pense em uma dedicada exclusivamente à transmissão sob pena de outros usos consumir parte da mesma e afetar negativamente o evento.
E atente também para detalhes como iluminação, baterias reservas, extensões, tomadas e microfones.
Vantagens
É importante que a pessoa ou empresa que pensa em usar o Live Streaming de forma profissional não seja tomada pelo aspecto “descolado” da ferramenta, pois tal postura pode sempre levar a erros ingênuos que comprometam o resultado final.
Porém, usado de maneira correta ele pode trazer os seguintes benefícios:
– Alcance: Na ocasião em que não haja um espaço físico que abrigue a quantidade de pessoas que se deseja atingir o Live Streaming é uma ótima opção, pois não sofre com tal limitação. Além de romper com esse limite, também rompe com a questão geográfica podendo contatar pessoas de qualquer lugar do planeta.
– Engajamento: Outro ponto bastante positivo da ferramenta. Por ser ao vivo, o evento propicia a oportunidade de enorme interação com o público-alvo, possibilitando a retenção do interesse do mesmo. É importante que para que o mesmo aconteça sejam disponibilizadas ferramentas como o chat, por exemplo, com o objetivo de estimular uma interação mais ativa por parte da audiência.
– Monetização: Se o objetivo da transmissão ao vivo disser respeito a seminários, palestras ou até mesmo outros eventos de natureza corporativa a cobrança se justifica, pois é como se fosse o ingresso em um evento de natureza física. Já no caso de transmissão de evento de entretenimento, evite a monetização, pois o tiro pode sair pela culatra e afastar seu público.
– Qualificação de leads: Pensemos: Se alguém participa de sua transmissão ao vivo é porque, na enorme maioria dos casos, possui interesse no que tem a mostrar e/ou dizer. Tem interesse em seu conteúdo e no que seu serviço, produto ou marca pode lhe angariar em termos de benefícios.
Por isso é muito importante estruturar sua transmissão de uma forma que ela lhe permita a compreensão de quem vem constituindo sua audiência.
Principais plataformas
O mercado vem se agitando já há cerca de 4 anos, desde que o Twitter comprou o Periscope. Mas não parou por aí. A Amazon não quis ficar atrás e adquiriu o Twitch, especializado na transmissão de jogos de videogames pela bagatela de quase USS 1 bilhão!
O YouTube, maior plataforma de vídeos do planeta, também não quer ficar de fora. Desde a bem sucedida transmissão dos Jogos Olímpicos de Verão de Londres em 2012, a empresa percebeu o potencial das transmissões ao vivo e vem permitindo que seus próprios usuários usam a plataforma para produzir e postar seus próprios vídeos ao vivo.
Conclusão
O Live Streaming é uma realidade. E um dos fatos interessantes sobre ele é que houve uma transição de poder quanto ao momento da produção e quem pode fazê-la. Produtores e consumidores de conteúdo hoje tem em suas mãos o poder de decidir quando e quanto fazer um vídeo. Basta uma ideia, disposição e um dispositivo móvel.
Seja para a transmissão de um interesse pessoal ou de conteúdos com potencial de negócio, a ferramenta oferece amplas possibilidades de interatividade, qualificação de leads e desenvolvimento de conteúdo interessante e útil aos mesmos.